Legado de Lennon escapa do esquecimento em "cápsulas do tempo"


Los Angeles (EUA), 7 ago (EFE).- O legado musical da carreira solo de John Lennon ficará selado simbolicamente pelas próximas três décadas em "cápsulas do tempo", uma homenagem pelo aniversário de 70 anos do ex-beatle.

O Museu do Rock de Cleveland, em Ohio, se associou à empresa de produtos fonográficos para colecionadores Box of Vision para iniciar o projeto "The John Lennon Time Capsule".

Em 8 de outubro, um dia antes do aniversário de 70 anos de Lennon, os organizadores da iniciativa realizarão uma cerimônia na qual colocarão em cápsulas as canções que o ex-beatle lançou após o término da banda, além de desenhos que apareciam em seus discos e um ensaio sobre sua carreira.

Os responsáveis pelo projeto pediram aos fãs de Lennon através da internet que enviassem suas mensagens sobre ele, para que também sejam colocadas nas cápsulas.

O "John Lennon Time Capsule" contou com o apoio da viúva do ex-beatle, Yoko Ono, que afirmou que "a vida e os sonhos de John ajudarão a inspirar as crianças de hoje e de amanhã a conseguir um melhor mundo para todos".

A ideia de homenagear o marido com uma "cápsula do tempo" não é novidade para Yoko, que em 9 de outubro de 2007 assistiu à iluminação da Imagine Peace Tower em Reykjavík, Islândia, em homenagem a Lennon, e enterrou na ilha vários recipientes com mensagens pedindo paz, como pregava o ex-beatle.

As três novas "cápsulas do tempo" serão conservadas no Museu do Rock de Cleveland, e em outros dois pontos ainda não revelados, e permanecerão assim até 9 de outubro de 2040, data do centenário do nascimento de John Lennon.

A herança artística de Lennon em sua etapa posterior aos Beatles, que começou em 1970, foi muito irregular e inclui temas de alto conteúdo político e obras emblemáticas como "Imagine".

O aniversário de 70 anos do ex-beatle será lembrado também com o lançamento, no dia 4 de outubro, do box Gimme Some Truth, que vai recuperar alguns dos principais hits da carreira solo de Lennon.

O box reunirá uma coleção de reedições para colecionadores que incluirá discos remasterizados de Lennon, raridades, e coletâneas separadas pelos temas de suas músicas.

Em 2010, além da comemoração de seu 70º aniversário de nascimento, será lembrado ainda as três décadas da morte do ex-beatle.

Lennon foi morto no dia 8 de dezembro de 1980, na entrada do edifício Dakota, em que morava, em Nova York, baleado oito vezes à queima-roupa por Mark David Champan.

O legado do ex-beatle, no entanto, segue firme a caminho de ser eternizado pela humanidade.

fonte:http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2010/08/legado-de-lennon-escapa-do-esquecimento-em-capsulas-do-tempo.html

Colaboração: Breno Augusto

Comentários

Celamar Maione disse…
Simplesmente sou apaixonada por John Lennon. A música do ex-beatle faz parte da minha história de vida.

Obrigada pela visita.
Bj

Postagens mais visitadas