Renegados: A equipe de ‘freaks’ que ninguém nunca viu

fonte: Multiverso DC

Esta é uma matéria baseada num artigo originalmente publicado pelo Dial B for Blog e quem me indicou foi o mais recente colaborador do Multiverso DC, Gustavo “Antimonitor”, um rapaz de 14 anos que tá com tudo no mundo dos quadrinhos! Os Renegados que todo mundo conhece são aquela equipe que nunca saiu da sombra do Batman, teve alguns heróis menores, outros de alto escalão, na qual o Geo-Força esteve por anos, certo? Errado. Estamos falando aqui dos Outsiders criados por Joe Simon, que só apareceram uma vez nos quadrinhos DC (até sua recente aparição rapidamente no Projeto 7734 do General Lane, em revista que deve sair em breve no Brasil).
De onde vieram estes seres tão esquisitos e feios, mas de coração tão bom? Tudo começou em 1923 com um artigo de Ted Tobbins para a Munsey Magazine chamado Spurs, que tratava de gente considerada freak e que vivia do entretenimento, em geral circense. Essas pessoas chamaram a atenção do diretor Ted Browning, que havia acabado de fazer Drácula com Bela Lugosi e a MGM querida que ele dirigisse um filme de horror para competir com o Frankenstein da Universal. Em 1932 ele decidiu que Spurs deveria virar um filme chamado Freaks, cujo pôster pode ser visto abaixo.
Na história da revista um anão casa com uma artista da alta classe do trapézio europeu e ele a aterroriza até um estado de escravidão, mas no filme de Browning os papeis são revertidos: um trapezista casa com uma anã para que ela o envenene e fique com sua fortuna. O que levou Browning a se arriscar dirigindo algo tão bizarro após o tão popular Drácula? Aos 16 anos ele entrou pra um circo. Foi lá que ele conheceu gêmeos siameses, anões, mulheres barbadas e homens sem pernas e braços que se tornariam os populares “freaks”. Ainda jovem, Browning começou a apreciar estes diferentes tipos de pessoas e as viu como singulares e especiais indivíduos, desenvolvendo muita afinidade.
Browning procurou pelo mundo todo para conseguir um elenco de pessoas assim. Abaixo pode-se ver um poster publicitário para Freaks, de 1932, mostrando o diretor ao centro e cercado dos freaks de seu filme.
Freaks acabou sendo um desastre comercial, terminando a carreira de Browning, mas acabou tornando-se cult com o passar dos anos. Como foi dito numa página de First Issue Special #10, o filme acabou sendo inspiração para o que seria dos Renegados de Joe Simon. A capa desta edição foi desenhada por Ernie Chan que, curiosamente, nunca viu a arte interna da revista e sem acesso às descrições dos personagens. As cinco silhuetas da capa não se parecem em nada com os personagens que estão dentro da revista.
Os personagens são Billy, Lizard Johnny, Amazing Ronnie, Hairy Larry, Dr. Scary e Mighty Mary, como são apresentados na abertura da história com sua própria música tema!
Este quadrinho, o único que este grupo teve até hoje, foi escrito por Simon com arte de Jerry Grandenetti e finalização de Creig Flessel. A missão deles é resgatar o amigo freak Billy, um anão com má formação genética, resultando num crânio gigante! Ele foi criado em segredo por seu pai adotivo, mas alguns mafiosos sequestraram o rapaz e matam seu pai adotivo. Um homem pega um pedaço de madeira…
Não se preocupe — os Renegados conseguem salvar o pobre Billy e fazem dele membro de sua família. Assim como o Professor X cuida dos X-Men e Niles Caulder lidera a Patrulha do Destino, os Renegados têm uma figura pai, o renomado cirurgião Dr. Goode, que teve um infortúnio espacial…
Dr. Goode é resgatado por aliens, que também “restauram” seu corpo. A origem deste personagem é de um episódio do clássico seriado Twilight Zone que foi ao ar em 11 de novembro de 1960, chamado Eye of the Beholder, no qual uma mulher toda enfaixada preocupa-se em como ficará sua aparência quando estes curativos forem removidos. Uma coisa legal é que muitas cenas do episódio foram replicadas na história com desenhos de Jerry Grandetti!
A mulher acorda para descobrir que está linda, para uma humana normal. Então ela percebe que está vivendo num mundo em que todo mundo é muito esquisito, portanto ela é considerada a ÚNICA freak! Mais uma vez este plot é utilizado, pois o Dr. Goode acorda para perceber que não é normal, mas muito parecido com o deformado do episódio.
Mas o bom doutor sobrepuja seu horror. De dia ele usa uma máscara de plástico e continua sua carreira como o Dr. Goode, mas à noite ele remove a máscara e opera com seu nome de super-herói, o Dr. Scary! Ele une os Renegados.
O bom doutor salva todas as criaturas de Deus, não importa com o quê elas se pareçam! Há também um fabuloso e feroz lutador de quatro braços conhecido como…
Não vamos nos esquecer de Mighty Mary, com o corpo de um gigante peixe laranja.
Finalmente há Hairy Larry. Você acha que tem problemas em sua vida?
Aqui estão eles: Dr. Scary, Billy Bighead, Lizard Johnny, Amazing Ronnie, Mighty Mary e Hairy Larry – os Renegados!

Comentários

Postagens mais visitadas