"Uma Crise nas Infinitas Terras" do quadrinho Brasileiro

Não, não vou falar aqui da já declarada morte do quadrinho brasileiro...
O tema do Post é por causa dessa ilustra abaixo que reúne os maiores heróis dos quadrinhos Brasileiros no maior estilo da maxi-saga "Crise nas infinitas terras" da DC Comics.
clique na imagem pra conferir!

















Bom, sobre os quadrinhos Brasileiros...vão bem obrigado...
muito contrariamente ao que está sendo largamente divulgado, ele se mantém firme mas inconstante devido a seu tipo de feitura, geralmente de forma artesanal mas com muitos altos em albuns de luxo e edições bem acabadas.
Cada dia que passa eu me convenço de que o lugar dos quadrinhos brasileiros é na internet, e por mãos de apreciadores sendo finalmente abandonada como forma de remuneração ou carreira.
Pra dizer a verdade nosso país não tem nenhuma tradição em consumidores de quadrinhos, logo também não poderia se criar esse segmento de comercio.

Isso é coisa de norte-americano, Europeu, Japonês que gosta muito de conteúdo...e de todos os tipos, o que acontece com os quadrinhos se reflete tbm, embora muito discretamente, na literatura brasileira, um tipo de entretenimento de uma elite cada vez mais resumida...
Mas é assim mesmo, dessa forma o público de quadrinhos brasileiros se torna cada vez mais seleto...
Isso acaba demandando formas sofisticadas de comunicação, e aí vem a ferramenta que acredito que vem a nivelar todos num só rebanho, que é a internet!!!

Por causa dela muitos autores desconhecidos e sem muitos recursos puderam mostrar seus personagens e por que não, consagrá-los.
Aí vai valer a forma de divulgação que vai se fazer em cima do personagem.
Vejam o exemplo do personagem Jou Ventania, "criado" pelo desenhista Linc Nery, que vem divulgando e desenvolvendo seu personagem de forma muito peculiar quando cede a imagem do mesmo e em troca recebe as mais volumosas homenagens.

A de se criticar a qualidade da hq...porém o vulto que esta conquistou é maior dando forma ao ponto de vista por mim exposto de que a internet é sim o lugar dos super heróis brasileiros bem como os quadrinhos de forma geral.

Infelizmente, viver dessa arte, como já falei mais acima, não deve servir de ideal pra ninguém, pois como todos sabemos, as estruturas comerciais de nosso grande país não contemplam essa forma de arte de modo satisfatório.

Portanto, a não ser que vc almeje se tornar um desenhista internacional, mão de obra escrava(brincadeira) dos Comics americanos, faça quadrinhos essencialmente por Hobby...
Pelo menos assim, podemos fazer algo que nos foi negado por muitas décadas...mostrar nossas idéias sem a hipocrisia do populismo ou a falsa moralidade da linha editorial brasileira, e produzir conteúdos apropriados aos nossos publicos-alvo, estreitando cada vez mais os laços e quem sabe produzindo os quadrinhos mais de acordo com o nosso povo.

Comentários

Unknown disse…
sabe quem é o autor do desenho que reúne todos heróis brasileiros?
achei muito bom o post!
Felipe Maretta disse…
arte de Renato Rei e cores de Alzir Alves

Postagens mais visitadas